Para muitos, ter uma quantidade enorme de produtos estocados é a melhor forma de não faltar nada, correto?

Errado! A boa gestão de uma empresa envolve ter o controle de estoque baixo e em movimento, para evitar desperdícios e conseguir atender todas as demandas.

Mas você já sabe como isso funciona e como fazer um bom controle de estoque? A resposta está nesse artigo, continue lendo e entenda tudo.

Importância do controle de estoque para a gestão de uma empresa

Já dá para começar citando um dos mais vantajosos fatores sobre o controle de estoque: o planejamento do que você pode e deve investir.

Ter controle sobre o que sua empresa mais vende nos últimos tempos te dá uma noção maior de qual produto investir e quando. Você pode entender melhor essa relação com as próximas informações.

Gerenciamento das vendas

Quando o controle de estoque é eficaz, você sabe quanto, quando, qual e, dependendo da sua análise, para quem vendeu os produtos.

Isso ajuda a não deixar faltar produtos para os seus clientes e ainda realizar uma ação de Marketing, por exemplo.

Redução de custo

O controle de estoque ajuda na redução dos valores envolvidos, mantendo-o mais baixo e dentro da demanda necessária, evitando custos além do necessário.

Planejamento financeiro

Toda empresa precisa de um planejamento do quanto vai gastar, quando e o retorno esperado; mas isso não é possível se você não levar em consideração os relatórios que só o controle de estoque pode oferecer à gestão de uma empresa.

Evita estoque obsoleto

Imagine, por exemplo, que você tem uma empresa de Material de Construção e investiu em uma determinada marca de cimentos (de repente por ser mais barato) e em pisos da cor branca.

Você pensa que está economizando, por gastar menos, mas não é verdade. Imagine que depois disso, os seus clientes não gostem da marca de cimento que você comprou e a maioria deles comprem pisos na cor bege.

Com esse cenário você está criando o que se chama de estoque obsoleto, ou seja, materiais que não são vendidos e se perdem no tempo; dinheiro investido sem retorno.

Quais são as formas de controle de estoque

Existem 3 formas de controlar o seu estoque:

  • Software de Gestão;
  • Excel;
  • Anotação em papel;

Do último para o primeiro, você está lidando com a evolução das formas de auxílio na gestão de uma empresa.

Dessas 3 formas de controle de estoque, o mais vantajoso é o sistema de software de gestão, que conta com tecnologia mais avançada e traz mais benefícios para sua empresa.

Por que trabalhar com Software de Gestão é mais vantajoso?

Você pode pensar: “Mas a minha empresa é pequena, não preciso disso” ou “Não conheço muito bem de tecnologia”…

Mas a tecnologia é uma grande aliada, mesmo que em pequenas empresas. Com novos recursos, você pode melhorar muitos fatores que até agora não estava achando a solução.

Não importa se é você quem faz o controle de estoque ou se é um funcionário, o tempo e esforço dedicados nos processos de gestão de uma empresa devem ser bem divididos sem que perca a qualidade.

Para te ajudar a entender melhor, veja esses dois tópicos.

Automatização dos processos

Um software de gestão é pensado exatamente para te ajudar a perder menos tempo em detalhes, o que sempre acontece.

Por isso o sistema é intuitivo, mais fácil e muito mais rápido de te ajudar no controle de estoque do que repetir diversas vezes o que você tem ou deixa de ter.

Em um Software de Gestão você inclui apenas uma vez os produtos e só vai alimentando a base de dados através das notas fiscais de entrada (importando os XML’s) ou através dos documentos fiscais de saídas (NF’s e cupons fiscais).

O controle correto do estoque minimiza também as compras desnecessárias melhorando o capital de giro da empresa. Através do software de gestão, você tem uma “sugestão de compra” que pode ser baseada em estoque mínimo ou Cálculo de Movimentação Média. O CMM pode levar em conta algumas variáveis como, por exemplo, a sazonalidade.

Tempo é dinheiro

Você pode ter uma pequena empresa ou um empreendimento maior, mas tem que concordar que o tempo é algo precioso, principalmente para empreendedores que se dedicam no negócio.

Tente se recordar agora do número de materiais que você tem no estoque da sua empresa e veja se só de lembrança você consegue administrar tudo com qualidade.

Comece o controle de estoque

Está pensando em como conseguir um controle de estoque eficiente?

Se você já baixou o nosso app, continue utilizando e se beneficiando das nossas ferramentas. Caso ainda não conheça, temos o de software de gestão certo para você, conheça o sistema gratuitamente aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *