Tendo em vista que novos usuários estão necessitando emitir Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e alguns estão renovando seus certificados, vamos esclarecer algumas dúvidas. TODOS os textos originais estão no site do Serasa, Correios e Fenacon. As adaptações e opiniões são de autoria da ZettaBrasil e seus colaboradores.

Onde solicitar o certificado?
SERASA, Correios, Fenacon, Caixa Econômica Federal.

Quem pode solicitar o certificado?
Qualquer pessoa empresa beneficiária que tenha acesso à Internet e os dados da empresa OU o contabilista, mediante acesso ao site do fornecedor. (http://loja.certificadodigital.com.br/serasa/ / www.correios.com.br / http://www.acfenacon.com.br/entenda/nfe/).

Qual certificado escolher?
Indicamos SEMPRE o e-CNPJ A1. Apesar de ser mais caro ele é mais fácil de usar, em se tratando de portabilidade, pois o e-CNPJ A3 obriga o usuário a ter o leitor de cartões na máquina que vai ser emitida a Nota Fiscal. O e-CNPJ A1 também facilita o suporte técnico.

O certificado digital é um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, uma empresa ou um site, para assegurar as transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, com presunção de validade jurídica. Diversos segmentos da economia já utilizam a certificação em suas atividades. Essas áreas utilizam a tecnologia que certifica a autenticidade dos emissores e destinatários dos documentos eletrônicos, garantindo sua privacidade e inviolabilidade. Isto inclui o Envio de Nota Fiscal Eletrônica e outros documentos fiscais enviados pelo seu Contador.
e-CNPJ A1
O NF-e A1 é a solução em certificação digital para empresas que não necessitam de um certificado portátil (pois é armazenado no computador do cliente) e com prazo de validade de 1 ano, para emissão das notas fiscais.O responsável pelo certificado pode ser qualquer pessoa da empresa, desde que seja nomeado por procuração, da empresa.
Caso seja emitido para o representante legal, esse certificado permitirá o acesso às mesmas aplicações do e-CNPJ na Receita Federal, como o e-CAC.

NÃO NECESSITA DE LEITORA DE CARTÕES

e-CNPJ A3

NECESSITA DE LEITORA E DEVE ESTAR PRESENTE NO COMPUTADOR QUE EMITIRÁ A NOTA.
O e-CNPJ A3 em cartão inteligente é a solução em certificação digital para empresas que necessitam de um certificado digital portátil com prazo de validade de 3 anos para emissão das notas fiscais. O responsável pelo  certificado pode ser qualquer pessoa da empresa, desde que seja nomeado por procuração, assinada pelo(s) representante(s) legal(is) da empresa. Caso seja emitido para o representante legal, esse certificado permitirá o acesso às mesmas aplicações do e-CNPJ na Receita Federal, como o e-CAC.

Preço do Certificado no site dos Correios

Segmento Tipo Preço (R$)
e-CPF A1 80,00
A3 110,00
e-CNPJ A1 130,00
A3 220,00

*Consultado dia 11/06/2010

  • Responder Belenice Maria 13 de março de 2015 em 15:49

    Quando entro em meu certificado para emitir a nf-e aparece o seguinte testo:
    informamos que a partir de 01/04/2015 o leitor versão 2,0 da NF-e será descontinuado.
    o emissor para leitor versão 3.10 etc…
    Gostaria de saber se isso é valido para todos os certificados?
    e o que devo fazer?

  • Responder KELLY SOARES 25 de julho de 2014 em 8:48

    ESTOU COM PROBLEMAS EM BAIXAR, O MEU CERTIFICADO
    QUANDO CLICO EM BAIXAR, ME APARECE UMA CAIXA DE TEXTO DIZENDO: “NÃO PODE SER CONCLUIDA, POIS NÃO FOI ENCONTRADA A REQUISITOS CORRESPONDENTES A ESTE CERTIFICADO NESTE EQUIPAMENTO OU NESTA CONTA DE USUARIO…” JÁ ENTREI EM CONTATO COM OS CORREIOS MAS NADA, O PC É O MESMO A INTERNET É A MESMA ESTA TUDO CERTO. MAS MESMO ASSIM NÃO CONSIGO BAIXAR MEU CERTIFICADO. O QUE EU FAÇO??

    • Responder Wilson Cesar Savegnago 25 de julho de 2014 em 8:57

      Bom dia Kelly

      Um cliente meu já teve este problema. O que aconteceu foi que o navegador dele atualizou e ele perdeu o certificado.
      Mas de qualquer forma, tente em outro navegador ou outro computador da empresa. Também verifique se em alguma destas tentativas você já não baixou-o.
      Às vezes funciona.

      Boa sorte!

  • Responder Sr. Aloisio 11 de fevereiro de 2014 em 19:02

    Qual a diferença entre certificado a1 e certificado a3? Sempre ouço falar bastante nisso!

    • Responder JILVAN SOARES XAVIER 13 de fevereiro de 2014 em 21:30

      O Certificado A1 fica armazenado no computador E TEM VALIDADE DE UM ANO e tem algumas restrições, por exemplo um e-CPFf não serve para assinar o SPED CONTABIL.

      O Certificado A3 é armazenado em uma mídia (token ou cartão) é mais seguro e TEM VALIDADE DE 03 A 05 ANOS é mais seguro.

  • Responder clairton 3 de setembro de 2010 em 16:40

    Complementando que o certificao A1 não é um algo fisico, mas apenas um arquivo, que é baixado no browser(geralmente no internet explorer), e depois configurado em nossos servidores.

  • Responder Cleocir 3 de setembro de 2010 em 16:19

    Lembramos ainda aos clientes para ficarem atentos ao vencimento de seus certificados digitais para evitar transtornos na emissão das notas.

    Se deixar pra renovar o certificado no último dia ou após o prazo poderá demorar alguns dias até que seja emitido o novo certificado e conseqüentemente nenhuma NFe poderá ser emitida durante esse período.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *