Não existe nada pior dentro de uma empresa do que um vendedor desmotivado. Quando isso acontece, as vendas começam a cair, os vendedores tendem a ficar mais insatisfeitos e, quando você vê, isso já influenciou negativamente a saúde financeira da sua empresa.

Para que isso não aconteça, é preciso evitar o atraso e o cálculo errado das comissões. Se sua empresa tem enfrentado esses problemas, ou se você quer se prevenir contra eles, continue lendo este artigo e veja como controlar corretamente as suas comissões de vendas.

Métodos para controlar suas comissões de vendas

Existem várias formas para controlar as comissões de vendas da sua empresa. Algumas mais eficientes, outras menos. Cabe a você ver qual delas se encaixa melhor no dia a dia da sua empresa e aplicá-la para que as comissões sejam pagas corretamente.

Planilha

As planilhas são ferramentas muito usadas para controlar diversos processos dentro da empresa – desde fluxo de caixa, até agenda de contatos. Elas também servem para controlar as comissões de vendas.

A desvantagem das planilhas é que é preciso alimentá-las manualmente, o que ocasiona perda de tempo e, ficam sujeitas à falhas, caso não possua um controle muito rígido das vendas.

As planilhas podem ser úteis para empresas menores, onde possuem poucos produtos e poucos vendedores, mas quando esta empresa começa a crescer, acaba tornando-se inviável a aplicação delas no controle de comissões de vendas.

Software de gestão

Dados precisos, economia de tempo, eficiência e aumento da produtividade. É isso o que um software de gestão pode trazer para o controle de suas comissões de vendas. Através de um bom sistema, você consegue calcular as comissões com facilidade e pagar nas datas corretas, resultando em vendedores satisfeitos, motivados e interessados em aumentar o volume de vendas.

Num bom software de gestão, você já deixa as porcentagens predeterminadas no cadastro de vendedores, no cadastro de clientes, no cadastro de produtos. Dessa forma, as comissões já caem automaticamente no cadastro de cada membro da equipe de vendas, assim que os pagamentos dos clientes forem efetuados.

Outra vantagem que o software de gestão oferece para você controlar suas comissões de vendas é que elas são incluídas nas obrigações a pagar. Assim, evita que o pagamento sofra atrasos, mantendo as contas dos vendedores e da empresa em ordem.

Um sistema também permite diversas opções de configurações que facilitam a sua vida e também a administração dos recursos da empresa, já que é possível definir deduções das comissões quando o vendedor oferece algum desconto e acréscimos, quando ele conseguir uma melhor rentabilidade para o produto.

Você também pode configurar pagamentos diferenciados para grupos e subgrupos, permitindo premiar diversas equipes de maneiras diferentes.

Importante

Não importa qual dos dois métodos você escolha para controlar as comissões das vendas da sua empresa, ele deve ser preciso e responsável com a sua equipe de vendas – afinal, sua empresa depende dela para crescer cada vez mais.

Você pode começar a controlar as suas comissões de vendas ainda hoje, e o melhor, sem gastar nada. Basta você clicar aqui e experimentar GRATUITAMENTE o Siggma, um sistema de CRM completo, que vai ajudar você manter as comissões dos seus vendedores em ordem, assim, como o resto dos processos dentro da sua empresa, garantindo maior produtividade e exatidão para você tomar as decisões corretas.

Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *