Se você tem feito seu dever de casa quanto à atração de clientes e atendimento em sua clínica veterinária, a tendência é que o número de consultas comece a aumentar. Dependendo da quantidade de pets atendidos, você pode acabar se enrolando e deixando a desejar em diversos pontos, como estoque, datas, tipos de vacinas, etc.

Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas muito úteis para você fazer bonito com o agendamento de vacinas. Acompanhe!

Garanta disciplina

Vamos começar pelo mais básico. Disciplina com os processos é essencial para a satisfação dos clientes, bem como para a produtividade sua e de sua equipe. Se você mantiver uma boa disciplina, o crescimento da empresa será conseguido quase que de forma natural.

Isso desde os pontos, mais complexos e abrangentes, como finanças e marketing, até coisas de rotina, como o agendamento de vacinas. A disciplina pode ser o ingrediente principal para o seu negócio alavancar hoje. Por isso não negligencie esse ponto, aplicando-o no dia a dia do seu negócio.

Otimize o tempo

Vai dizer que às vezes tudo o que você queria é que o dia tivesse mais de 24 horas?  Claro, não tem como, então o jeito é otimizar o tempo e tornar os processos cada vez mais produtivos. No caso da clínica veterinária, isso pode ser feito com um cálculo do tempo médio gasto por consulta.

Por exemplo, vamos supor que uma primeira consulta de rotina ou aplicação de vacinas costuma durar cerca de 40 minutos. Sabendo disso, dá para ter uma base do tempo que será gasto com cada animal. A partir daí é só marcar os atendimentos considerando este tempo e evitando ao máximo se atrasar.

Organize o estoque

O controle do estoque é outro ponto de grande importância nesse sentido. Basicamente, de nada adianta manter um estoque baixo se o volume de vendas da clínica é alto, e de nada adianta um estoque alto se um determinado produto demora a vender.

O equilíbrio, nesse caso, só se consegue com o planejamento e a gestão correta. Avalie quanto se vende, quanto se gasta, quanto de insumo é necessário, qual a sazonalidade de determinada vacina, as validades de cada remédio, etc.

Utilize um software de gestão

Não poderíamos deixar de citar a necessidade de usar um software de gestão para o agendamento das vacinas em sua clínica. Essa ferramenta, além de te ajudar a controlar todos os processos fundamentais, também armazena dados importantes de cada cliente e paciente.

Dessa forma, também ajuda a confirmar as consultas, lembrar os clientes com antecedência e saber o tempo para a próxima vacina, por exemplo. Enfim, para que você consiga executar todas as tarefas com praticidade, um software de gestão que possua uma agenda prática de usar e que seja eficiente, é mesmo essencial.

Concluindo

Essas são dicas simples que se você começar a aplicar hoje em seu negócio, poderá alcançar resultados incríveis em produtividade. Caso tenha alguma dúvida em relação a algum ponto ou queria contribuir com alguma observação, deixe um comentário abaixo.

 

 

Banner Oferta Dr Snoopy_Zetta_BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *