Estamos presenciando a propagação extremamente rápida do vírus COVID-19 e, uma das alternativas mais interessantes para reduzir a velocidade da transmissão do vírus, tem sido a adoção temporária das empresas do conceito de trabalhar sem sair de casa – o conhecido home office.
Para isso, normalmente, ter um computador, internet banda larga ou pelo menos um celular é fundamental. Fazer contatos com clientes, executar trabalhos digitais e informatizados realmente não é tão difícil – desde que você tenha as ferramentas para isso.

Reuniões online

Hoje, existem inúmeras ferramentas altamente funcionais para fazer reuniões ao vivo com áudio e vídeo entre duas pessoas ou até mesmo entre equipes inteiras, a qualquer momento. Basta apertar alguns botões.
As aplicações mais conhecidas para esta finalidade são o Zoom, Skype, Google Meeting, Discord e outras aplicações menos populares. Todas funcionam, basta que a equipe esteja sincronizada.
Nós, da Zetta Brasil, conectamos nossa equipe através do Discord e também utilizamos o Zoom para reuniões mais particulares ou com público externo.

Compartilhamento de arquivos

Existem diversas formas de compartilhamento de arquivos: Dropbox, Google Drive, OwnCloud, iCloud e outros. Nós, da Zetta Brasil, utilizamos com maior frequência o Google Drive. Além disso, também utilizamos um servidor próprio com a plataforma OwnCloud (uma nuvem totalmente privada e fechada).
De modo geral, o Google Drive tem se mostrado a melhor solução, principalmente para compartilhar arquivos, documentos e planilhas de modo geral, tanto com pessoas que estão dentro da sua equipe, como também com quem está do lado de fora.

VOIP

Voip significa “voz sobre ip” e é uma tecnologia que existe há quase 20 anos. É a famosa ligação via internet. As ligações pelo WhatsApp e Telegram, por exemplo, utilizam desta tecnologia para completar as chamadas. Mas, um detalhe interessante, é que existem plataformas tanto 100% virtuais, como também equipamentos físicos que podem ser instalados na sua empresa para que as chamadas da sua linha telefônica possam ser atendidas em qualquer lugar – e também os ramais possam ser conectados em qualquer lugar. Basta ter uma internet com boa qualidade.
As ligações podem ser transferidas normalmente entre ramais, não importa onde estejam. Isso é feito normalmente através de pequenos softwares instalados no computador, ou então pelo smartphone. O VOIP vai um pouco além disso, podendo também ser uma alternativa para redução de custos e histórico de chamadas, tendo em vista que normalmente as plataformas já possuem recursos – como a gravação de chamadas.

Aplicativos de mensagens

Estes já são mais conhecidos pelos brasileiros, e o WhatsApp é o mais famoso e mais utilizado. Realmente conseguimos resolver muitas coisas somente com estas ferramentas. Vale lembrar que existem outras plataformas muito interessantes, em especial o Telegram, que tem mais recursos que o próprio WhatsApp. Caso precise de grupos grandes, ou ainda criar um canal de comunicação com sua equipe apenas para receber conteúdo, o Telegram é a melhor solução.
Organize suas equipes em grupos e usufrua dos aplicativos de mensagens neste momento. É uma boa forma de evitar o contato físico com as pessoas e compartilhar informações importantes. Reiteramos o cuidado que se deve ter em não espalhar e compartilhar fake news, pois isso pode acabar criando consequências muito graves. Quando compartilhar algo, verifique a fonte e, se for necessário, pesquise na internet antes de acreditar no que lhe enviaram.

Sistema de gestão em nuvem

Nós, da Zetta Brasil, temos um grande diferencial. Somos pioneiros na criação de sistemas de gestão totalmente em nuvem, 100% via internet.
Com os nossos softwares, nossos clientes podem trabalhar em qualquer lugar do mundo – basta ter internet. Sejam atividades administrativas, financeiras, contábeis, entre muitas outras, elas podem ser realizadas totalmente online.
Em meio a este tipo de crise, nosso software de gestão é um grande aliado para nossos clientes.

Informações adicionais

Se por acaso você ou sua empresa precisarem mais dicas e alguma consultoria específica para atender sua necessidade de implantar o modelo home office de trabalho, nos colocamos à disposição para colaborar neste tempo de crise e mudanças drásticas na rotina e na vida da população.
Agora, basta acreditar que esta crise não nos atinja tão gravemente, e que o mundo se livre o quanto antes desta situação que atinge todos nós. No mais, continuamos nos cuidando para evitar a proliferação do vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *