Um dos maiores desafios das lojas de materiais de construção e construtoras é a gestão adequada e eficiente de estoques.

O controle deve ser minucioso, evitando perdas com excesso de estoque desnecessário ou ausência de produtos fundamentais, gerando perda de vendas, faturamento, resultado e lucro.

Além de conter exatamente a quantidade ideal de insumos, os estoques de materiais de construção devem ser tratados e armazenados com o máximo cuidado e atenção, pois tendem a ser custosos, perecíveis ou fáceis de sofrer danos.

Para aprimorar ao máximo a sua gestão de estoques, separamos algumas dicas indispensáveis para o seu negócio ter ainda mais resultado.

1) Controle de compras

Saber exatamente o que os seus clientes compram, dia após dia, é base fundamental para entender o que deve ser comprado em maior quantidade e o que não deve aquecer suas prateleiras.

Além da gestão assertiva de estoques, o controle de compras auxilia no fornecimento de dicas aos antigos clientes, pois seus vendedores conhecerão o perfil de compras de cada cliente e poderão realizar melhores ofertas de forma cada vez mais personalizada, ampliando as vendas.

E com base no perfil de compras dos antigos clientes, é possível criar um marketing muito mais focado, com ferramentas de divulgação para a aquisição de novos clientes.

2) Negociação com fornecedores

A busca do melhor preço dos insumos, com qualidade e prazo de entrega que atenda às suas necessidades é um grande desafio.

O ideal é ter um cadastro de todos os fornecedores para entender exatamente seus preços, política e tempo de entrega e reposição, valores de frete e formas de pagamento. Analisando tais informações, a área de compras vai ter muito mais facilidade para definir fornecedores e prazos para que nenhum insumo falte nas prateleiras.

Nesse contexto, mais uma vez o controle de compras é essencial e serve como base para definição dos melhores fornecedores, tendo em vista as preferências de compra da clientela.

3) Centralização das informações

Para tomar as melhores decisões, as informações devem ser possíveis de consultas constantes dos vários setores da sua loja ou construtora.

Podem ser elaboradas planilhas de controle. Porém, elas dependem de um bom conhecedor do software desenvolvedor da planilha e atualização constante, para que possa gerar gráficos e dados que auxiliem na gestão.

Agora imagine poder ter acesso a todas essas informações de forma imediata, de qualquer local com acesso à internet, gerando relatórios com todos os tipos de dados relacionados a controle de compras e fornecedores, conforme a sua necessidade ou interesse.

Planilhas não vão gerar tamanho resultado, nem permitem a comparação de várias variáveis, a menos que estejam previamente programadas para tal.

Para facilitar o seu dia a dia e apoiar a gestão do seu negócio de materiais de construção, foi desenvolvido o inovador Sistema Siggma, um sistema integrado, multiplataforma, que permite a gestão completa da sua loja ou construtora, provendo um controle de compras e controle de estoque como você nunca viu.

Acesse agora: http://siggma.com.br/erp-para-construtoras-e-lojas-de-materiais/ e faça um teste 100% gratuito. Controle compras, vendas, estoque, fornecedores, notas fiscais e muito mais, de forma centralizada e entenda como reduzir os desperdícios do seu estoque e aumentar a assertividade de suas compras e os resultados do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *