O FGTS que estava parado está sendo liberado neste ano, e a tendência é que o nicho de construção receba novos clientes. O FGTS movimenta, aproximadamente, 475 mil unidades de imóveis por ano, segundo a média disponibilizada pelo governo.

Neste ano, ao total, serão disponibilizados mais de R$ 11,2 bilhões aos trabalhadores brasileiros, de acordo com um balanço liberado pela Caixa Econômica Federal; e as lojas de materiais de construção estão encontrando duas oportunidades: vender para quem já tem uma casa e quer reformar, ou para aqueles que desejam fazer novas construções.

No mundo dos negócios, vence o melhor e mais rápido; e para garantir o sucesso da sua empresa é preciso que você entregue qualidade, prazo e preço, mas você só consegue atingir isso com organização e uma boa gestão.

Se você está procurando uma plataforma que te ajude nisso, temos o sistema de software de gestão que você precisa.

Além disso, você pode começar a se preparar para atingir esse mercado com as 5 dicas de gestão de empresa de materiais de construção que separamos para você. Confira!

1. Controlar o estoque

Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, as pequenas/médias lojas compram equipamentos básicos, enquanto as de grande porte se preocupam em diversificar os produtos, se preocupando, inclusive, com decoração e eletrodomésticos.

Você pode pensar que por sua empresa ser pequena, investir em diversidade de estoque não servirá para seu negócio, mas se você realmente deseja ser um grande empreendedor, é preciso se portar como um, pois quando você adota a cultura de uma empresa de grande porte, os seus clientes começam a te enxergar dessa mesma maneira.

O controle de peças evita que você invista em produtos desnecessários e compre apenas o que vai sair, movimentar; além disso, um bom controle de estoque equipamentos (troca por itens) parados no estoque, aumentando seu capital de giro.

2. Controlar o financeiro

Se você possui uma grande quantidade de produtos e o seu desejo é que a saída aumente, então é preciso que você comece a controlar tudo o que gasta e entra na sua empresa.

Não se trata só de entrada e saída do caixa, é tudo o que envolve dinheiro – até o que você gasta com o café. Qualquer 1 real faz diferença e é melhor se esse controle for feito diariamente, pois vai melhorar para fazer o total do financeiro no fim do mês.

Isso faz com que você tenha uma noção, por exemplo, do que priorizar na hora de pagar aos fornecedores e evitar se atolar em uma “bola de neve” de dívidas.

3. Entradas e saídas dos pedidos

Ter um controle do que foi pedido pelos seus clientes, quando precisa entregar e quais produtos já foram entregues, evita fazer dois trabalhos e acabar desperdiçando um, além de aumentar o sucesso da entrega no prazo.

Um exemplo: se você não tem noção do que precisa entregar e do que já saiu, é provável que faça o pedido de duas peças iguais e acabe deixando uma parada em estoque.

A visão dos clientes em relação à sua empresa muda muito de acordo com a sua entrega, por isso que é muito importante ter qualidade, prazo e preço; esses três fatores podem determinar se ele vai comprar novamente com você ou se vai escolher o concorrente.

4. Gestão de equipe de vendas

A equipe de vendas é a alma do negócio. Uma boa gestão de materiais de construção deve envolver uma equipe capaz de procurar novos clientes, contornar objeções, ter uma boa argumentação e convencer o cliente que a sua empresa é a melhor do segmento.

Como você está vendo, não é somente contratar uma “pessoa planta” e deixar lá esperando algum cliente vir; o comportamento e a proatividade de quem atende os seus clientes muda até mesmo o quanto ele vai comprar com você.

Se possível, estabeleça e acompanhe metas de vendas, além de recompensar os seus funcionários pelos esforços.

5. Gestão de todos os processos

Não adianta fazer um dos processos e deixar os outros de lado, faça do início até a entrega. Se achar melhor, pode delegar tarefas aos seus colaboradores para facilitar a gestão de todos os processos, mas acompanhe a qualidade de todos eles, para evitar um desfalque no final.

Se você ainda tem dificuldades com os controles ou com alguma das dicas que viu aqui, temos o Sistema de Software de Gestão ideal para te ajudar a potencializar seus resultados; se você já conhece, continue aproveitando os nossos recursos e benefícios, estamos sempre trazendo novidades para facilitar a sua gestão de empresa de materiais de construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *