Você consegue saber o lucro da sua empresa? Você consegue estimar a saúde financeira da sua empresa? Estas perguntas são fundamentais e você já deve tê-las ouvido várias vezes quando de algum curso ou consultoria. Na administração estas premissas são tão comuns quanto falar em compra e venda. DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e Fluxo de Caixa são as ferramentas usadas pelo gestor da empresa para responder às perguntas acima.

Vamos então entender o que são, teoricamente, DRE e Fluxo de Caixa.
Segundo a Wikipedia, DRE consiste em:

A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contabilística dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido devendo ter alterações em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência. (Wikipedia)

A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e, trimestralmente para fins fiscais.  (Wikipedia)

Em resumo, pode-se dizer que a DRE serve para mostrar se a empresa teve lucro ou não. No Software ERP Siggma, a DRE é configurável e intuitiva, onde o cliente pode fazer da forma que considerar a melhora forma de entender. O sistema também permite uma análise vertical e horizontal para realizar a comparação entre os meses.

DRE ERP Siggma
DRE ERP Siggma

O Fluxo de Caixa, por sua vez é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. (Wikipedia)

No Software ERP Siggma, o fluxo de caixa pode ser configurado para estimar a saúde financeira, apresentando o Estimado e o Realizado no mês. Desta forma, pode-se ter uma previsão orçamentária anual e acompanha-la mensalmente.

Fluxo de Caixa Sistema Siggma

 

Ainda não tem o Sistema Siggma ERP?

Com o objetivo de facilitar a vida dos empresários, a cada 15 dias lançamos uma novidade no Sistema ERP Siggma. Você sabe, por exemplo, como pode melhorar suas compras?
Leia nosso post e saiba que você pode usar o Sistema ERP Siggma para comprar melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *