O Campus de Xanxerê realizou, no sábado (10), o I BootCamp OeSCLivre – Xanxerê. O evento de Extensão, em parceria com o OeSCLivre, foi organizado pelos cursos de Ciência da Computação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Objetivando repassar conhecimentos sobre novas tecnologias, em especial tecnologias livres (open source), o evento, que ocorreu no horário das 9 às 18h30min, compreendeu seis palestras. Após a abertura oficial, Fábio Olivé abordou “Como participar de projetos de Software Livre?”.

À tarde, inicialmente o professor Jackson Laskoski tratou sobre o tema “Segurança e auditoria de redes e informações: o que o pfSense pode fazer por sua empresa?”. Prosseguindo, o tema “Git – Caso de Uso Zettabrasil” foi desenvolvido por funcionários dessa empresa.

Clairton R. Heinzen - Analista de Sistemas ZettaBrasil

Após o intervalo, o professor Cristiano Agosti e o acadêmico Luzitan Zancan, do Campus de Xanxerê, abordaram o tema “Manipulação de arquivos com Apache POI”. Já na sequência, o professor Roberson Alves e os acadêmicos Robson Perassoli e Luiz Felipe Bartz, do Campus de São Miguel do Oeste, trataram de “Framework Demoiselle: o case de desenvolvimento do Partenon (Sistema de Gerenciamento de Eventos)”. E finalizando o evento, o tema “Spring-Data persistindo dados sem sofrimento” foi tema da fala do professor André Forchesatto, do Campus de Xanxerê.

Avaliação

De acordo com a coordenadora do evento, professora Rosicler Felippi Puerari, o I BootCamp OeSCLivre atingiu seus objetivos.

 

– Houve expressiva participação dos acadêmicos dos cursos envolvidos. Além disso, os temas tratados trouxeram boas alternativas aos participantes em termos de encontrar soluções acessíveis, práticas e confiáveis para problemas da área, tanto locais quanto regionais, com baixos custos.

Ela observa, ainda, que os projetos apresentados têm participação de acadêmicos dos cursos, configurando uma importante prática durante a formação, pois possibilita que sejam efetuados estudos para fins acadêmicos e, posteriormente, utilizados na prática profissional.

Público Bootcamp

O I BootCamp congregou acadêmicos dos dois cursos e demais profissionais da área de tecnologia da informação das regiões Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.

Doação

A inscrição no evento teve o valor simbólico de 10 reais. Além disso, cada participante doou dois quilos de alimentos não-perecíveis.

Gerente de Projetos ZettaBrasil - Cleocir

Os mais de 100 kg de alimentos arrecadados foram doados, hoje (12), à Associação de Promoção Assistencial de Xanxerê (Apax).

– A coleta representa um importante momento de solidariedade, e os participantes demonstraram isso atendendo ao nosso chamamento – ressalta a coordenadora.

 

 

Saiba mais: http://www.unoesc.edu.br/noticias/campus-de-xanxere-realizou-etapa-do-i-bootcamp-oesclivre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *