O sucesso de qualquer negócio depende de uma boa gestão financeira. Em outras palavras, é preciso ter o controle de todo dinheiro que entra e sai da empresa. Essa é a chave para que o crescimento e lucro seja conseguido em seu pet shop ou clínica veterinária.

Importante destacar que, para administrar esse tipo de negócio, assim como qualquer outro, é necessário pensar em medidas e estratégias financeiras adequadas para o controle efetivo das finanças.

Neste post vamos te apresentar uma série de informações que vão te ajudar entender porque o fluxo de caixa e seu relatório de gestão é um excelente indicador de sucesso para sua empresa. No fim ainda vamos te mostrar como criá-los de forma eficiente através de uma poderosa ferramenta. Acompanhe!

A importância do fluxo de caixa

Antes de tudo, é preciso saber que o fluxo de caixa é uma ferramenta imprescindível para o controle, planejamento e a organização das finanças de seu pet shop. É através dele que você consegue acompanhar toda a movimentação diária.

O uso efetivo e organizado do fluxo de caixa, possibilita que você realize um diagnóstico financeiro preciso da empresa, e a partir dele, analisar o que vem funcionando ou não, bem como prever decisões e estratégias futuras.

Apesar de ser considerado um instrumento simples de gestão, o fluxo de caixa é indispensável para manter o equilíbrio comercial. Por meio dele, você ou outro responsável pode avaliar as áreas que estão carentes de investimentos e as que estão gastando além da conta.

Como elaborar um fluxo de caixa para um pet shop?

O uso de um software de gestão é a melhor alternativa para gerar fluxos de caixa e um relatório de gestão preciso para seu negócio. Diferente dos modelos manuais, como a popular planilha de Excel, ele otimiza todo o processo, o que te faz economizar tempo ao organizar toda a movimentação financeira.

Um bom fluxo de caixa deve apresentar o saldo inicial disponíveis, ou seja, os valores que a empresa tem, representados pelo dinheiro no caixa ou ainda com os valores no banco, que também fazem parte dos fluxos monetários.

A movimentação de caixa deve contemplar o que entra e sai, como os recebimentos gerados pelas vendas de serviços prestados e produto vendidos aos clientes, bem como as despesas geradas pelas compras feitas com os fornecedores.

Comece a alavancar sua empresa hoje mesmo!

Enfim, como você pode ver, sem ter acesso a um relatório de gestão certeiro, feito com base no fluxo de caixa, sua clínica veterinária terá dificuldades para acelerar como você espera. E isso não é o que você deseja.

Portanto, nosso conselho é que você não fique mais travado por falta de uma boa ferramenta de gestão. Comece hoje mesmo a tornar seus processos mais eficientes, e sua empresa, consequentemente, mais lucrativa.

Aproveite para conhecer e experimentar gratuitamente o Dr. Snoopy, o software para gestão de pet shops e clínicas veterinárias mais completo do país. Para ter certeza das funcionalidades, teste por 15 dias gratuitamente. Basta acessar aqui e conferir!

Teste Grátis Dr. Snoopy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *