Nesta noite, 11 de julho, foi realizada a aula inaugural da primeira turma do programa Geração TEC na cidade de Pinhalzinho. As aulas ocorrem nas dependências da HORUS FACULDADES – em Pinhalzinho. Esta aula inaugural contou com a presença de diretores do DEATEC, do Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Horus Sr. Eduardo, vários empresários do setor de TI associados DEATEC e Nucleados de Base Tecnológica da ACIP além de Wilson Savegnago Vice Presidente do DEATEC da Delegacia Regional e Coordenador do Núcleo de Base Tecnológica da ACIP, que recepcionaram os alunos.
No ato foram apresentadas aos estudantes informações sobre a bolsa, sobre a necessidade de frequência, sobre a e xpectativa das empresas, além de um panorama geral do setor e informações sobre o programa Geração TEC.
O Geração TEC é um programa do governo do estado, vinculado ao plano [email protected], que cria oportunidades para jovens e adultos por meio da capacitação e qualificação profissional. Foi criado para preencher a significativa quantidade de vagas do setor de TIC em aberto, uma vez que o setor é de importância estratégica para o estado, e encontra-se ameaçado pela falta de profissionais qualificados. No Oeste Catarinense, o programa é capitaneado pelo DEATEC, que realiza os processos de seleção, execução das turmas, acompanhamento e encaminhamento ao mercado.
O processo seletivo teve inicio em 20 de maio, foram 35 dias de divulgação e inscrições onde coube ao Polo Tecnológico do Oeste Catarinense articular reuniões com instituições e em parceria com a ACIP (Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho) através do Núcleo de Base Tecnológica abordar alunos do ultimo ano do ensino médio de escolas publicas e particulares do município, bem como alunos de graduação das instituições de ensino de Pinhalzinho e Região. Os pré-requisitos para participar do programa eram: Possuir mais de 17 anos, Ensino médio completo ou no ultimo ano e não atuar na área de programação.
Ao final da etapa das inscrições haviam cerca de 75 inscritos, dos quais cerca de 63 pessoas realizaram as provas, 34 foram aprovados como aptos a participar do programa. Após a etapa da entrevista a turma inicia com 25 alunos.
Segundo o Presidente do Deatec Sr. Francis M. Post, “Estamos dando mais um passo importante agora também em Pinhalzinho. Estes alunos que esperamos vê-los formados daqui a 3 meses vão estar aptos a ingressarem no mercado de trabalho, mesmo iniciantes, para minimizar os problemas de falta de programadores na região que envolve não só Pinhalzinho como Modelo, Cunha Porã, Saudades e Maravilha onde possui inúmeras e importantes empresas do Setor”.
Em Pinhalzinho serão capacitados programadores em PHP e Java em período noturno. Para esta turma serão 280 horas de curso sendo acrescidas em relação as turmas de Chapecó 20 horas a mais de lógica de programação visto que a média, mesmo sendo maior que a estadual, foi meno r que a região de Chapecó. As aulas serão de segunda a sexta feira totalizando 20hs semanais. Terão duração média de 3 meses e meio.
“Estar nesta aula inaugural com a presença dos empresários e de representantes do DEATEC foi importante para motivar os alunos além de fazê-los entender o investimento que está sendo feito neles oferecendo este curso gratuito além da bolsa e a oportunidade de ingressar em um mercado de trabalho muito promissor” comentou Wilson Sevegnano.
Além de Pinhalzinho, serão mais 3 turmas em Chapecó nesta primeira etapa. A meta do DEATEC é viabilizar turmas para atender as demandas dos associados de Xanxerê e Concórdia.

Turma com 25 alunos foi recepcionada também por vários empresários do Setor de TI da Região

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: www.deatec.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *